Diretor da Secretaria de Cultura de Belém é exonerado após postar vídeo se tatuando dentro de palacete histórico tombado
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Diretor da secretaria de cultura é exonerado após se tatuar dentro de patrimônio tombado
O diretor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) foi exonerado após gravar e publicar nas redes sociais um vídeo se tatuando dentro do Palacete Bolonha, museu-casa tombado e símbolo da Belle Époque na capital.
O vídeo traz a legenda "tatuei em um palacete histórico". Na cena, Anderson Reis aparece sem camisa e sentado em cadeira secular do mobiliário, enquanto é tatuado. A postagem provocou reação de internautas e profissionais da cultura. Diante da polêmica, a Prefeitura de Belém anunciou a exoneração do diretor. A dispensa será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (22).
Na cena, Anderson Reis aparece sem camisa e sentado em cadeira secular do mobiliário histórico, enquanto é tatuado.
Arquivo pessoal/ Anderson Reis
O Palacete Bolonha foi erguido no início do século XX pelo engenheiro e arquiteto Francisco Bolonha e é um dos símbolos da Belle Époque de Belém , que corresponde ao período do ciclo da borracha (fim do séc. XIX e começo do XX) em que a cidade viveu modernização acelerada e forte influência europeia na arquitetura. Tombado e integrado ao Memorial dos Povos, o prédio passou por restauração completa entregue em 28 de dezembro de 2020.
Em nota, a Prefeitura afirmou repudiar “qualquer conduta incompatível com o serviço público”. O Palacete Bolonha integra o Memorial dos Povos e passou por restauração recente. A gestão não informou se houve dano ao acervo.
A Semcult é o órgão responsável pela política cultural da capital, que se prepara para receber a COP30 em novembro, e informou que adotará medidas internas após o episódio. O ex-diretor não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA